Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

22/11/2022

Dia do Mecânico: 5 dicas para se destacar na profissão

Na Estrada

Hoje, dia 20 de dezembro, é o Dia do Mecânico. A comemoração é uma homenagem aos profissionais que não medem esforços para manter caminhões rodando em boas condições em todo o país. 

Como forma de gratidão a esses profissionais, a BZ Automotive preparou 5 dicas para o mecânico se destacar ainda mais em sua área e conquistar ainda mais clientes. 

 

1 – Cursos de especialização 

A tecnologia não para, principalmente no que envolve mecânica automotiva. 

Há 20 anos atrás os caminhões rodavam com uma conformidade, hoje, já saem de fábrica com padrões totalmente diferentes, e o mecânico que não se atualiza perde de conquistar novos clientes. 

Além da mecânica avançada, uma especialização necessária para donos de mecânicas é um curso de gestão de negócios, para impulsionar o desenvolvimento da oficina com técnicas e habilidades para solucionar os problemas de seus clientes, buscando melhores resultados. 

Um conhecimento também muito importante é o de reciclagem e descarte correto de resíduos sólidos e químicos. Com isso você mantém um espaço mais limpo e mostra ao público a preocupação que sua empresa tem com o meio ambiente. 

 

2 - Cartão de visitas 

É algo simples, mas de suma importância. Tenha sempre a mão um cartão de visitas para oferecer ao seu cliente, para que ele sempre que precisar, lembre-se da sua oficina. 

 

3 – Cuide do seu estoque 

Uma boa administração do estoque tem influência direta nos prazos de entrega e preços cobrados pelos serviços. 

Caminhão parado é dinheiro que deixa de entrar para o caminhoneiro, por isso quanto mais rápido o serviço for executado, melhor. 

Para garantir o melhor controle do estoque, existem duas técnicas: 

PEPS – organização conforme a data de entrada dos produtos. Produto que entrar primeiro, sai primeiro e o valor a ser levado em conta para a venda, é o custo do estoque antigo. 

UEPS  - Neste processo, a última mercadoria a entrar é a primeira a sair, portanto o preço a ser utilizado para o cálculo de venda é o da última reposição. 

 

4 – Redes sociais 

Hoje em dia, todos estão nas redes sociais, isso quer dizer que seus clientes também estão. 

As empresas utilizam estas mídias para estreitar laços de relacionamento com o público, por isso seja ativo nas redes: compartilhe o dia a dia de sua oficina, com bastidores, dicas de manutenção, lives e conteúdos relevantes para o seu público. 

 

5 – Parcerias de sucesso 

Um dos passos mais importantes para uma oficina é fechar parcerias de sucesso. Desde empresas distribuidoras de peças, marcas de confiança que ofereçam produtos de qualidade até parcerias sólidas com clientes, como transportadoras e grandes frotas. 

 

Estas foram as dicas que preparamos, que apesar de simples, se bem-feitas podem gerar resultados surpreendentes. 

 

Feliz Dia do Mecânico 

Voltar